Olá, colegas.
Como vocês já devem ter acompanhado pela imprensa, estamos em um processo de manifestações estudantis para reivindicar melhorias na estrutura de diversos cursos da UFPEL. Em contrapartida, o reitor César Borges nos chama de “mentirosos” e diz que “a universidade está muito boa”, não assumindo os problemas enfrentados por toda a comunidade acadêmica. O DCE tentou por diversas vezes entrar em contato com o reitor por meios burocráticos e não foi atendido. Só nos restou mobilizar toda a comunidade estudantil na quinta-feira, dia 26 de maio de 2011, e fomos numa marcha de cerca de 250 estudantes pelas ruas da cidade de Pelotas até o gabinete do reitor, com a finalidade de entregar pessoalmente a ele uma pauta de reivindicações.
Os estudantes foram impedidos de entrar e de sair do prédio da Faculdade de Letras, Enfermagem e Nutrição, onde também se localiza a reitoria. E, novamente, o reitor veio com o mesmo discurso de que nada estava acontecendo, que os problemas não existiam - sua habitual postura.
Em assembléia estudantil realizada no local, decidimos ocupar o prédio da reitoria, no Campus Anglo, com o intuito de ganhar visibilidade e exigir um comprometimento público do nosso reitor César Borges em melhorar a qualidade do ensino e mostrar transparência na utilização das verbas que são destinadas à UFPEL.
Ganhamos visibilidade nacional, apoio de vários DCEs como o da USP, UFRGS, FURG, UFSM e alguns sindicatos, além da ASUFPEL e ADUFPEL. Desocupamos o prédio de forma pacífica após uma liminar judicial que exigia a reintegração de posse do espaço.
Mas não paramos por aí. Nesse sábado ocorreu na sede do DCE, uma assembléia para decidirmos os rumos a serem seguidos daqui pra frente. Foi decidido fazer uma coleta de assinaturas (abaixo assinado) de estudantes, professores e funcionários reivindicando melhorias na instituição.
Criou-se um canal de diálogo para a comunidade acadêmica através do grupo ufpelnarua@gmail.com para que sejam enviadas denúncias e problemas enfrentados em cada curso.
*Texto retirado do blog DCE Todas as cores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário